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Orientação Sexual (Resumo)

Brasília, 20 de agosto de 2009.

Curso: Pedagogia (UNIP)

Professora: Joana Ormundo

Alunos(as): Edmundo, Edite, Flávia, Lívia, Mônica e Thereza.


(Foto: Anderson Augusto Mesquita - Ouro Preto-MG

Tema: Orientação Sexual

Introdução:

O tema em questão é a orientação sexual que o ser humano recebe desde a mais tenra idade até o ponto máximo da sua maturidade.Toda essa pesquisa é voltada aos pais e educadores que se encontram comprometidos com o papel de orientadores na vida de seres humanos que caminham sem cessar rumo ao amadurecimento de suas descobertas e objetivos.

Justificativa:

O grupo escolheu o tema "Orientação Sexual" pelo fato de acreditarmos que se uma criança é bem orientada sobre sua sexualidade,as chances de se tornar um adulto bem resolvido nesse sentido são bem maiores.Conhecer a si,ao próximo e respeitar os desejos e limites de cada um é fator primordial na busca pelo crescimento interior.

Orientação Sexual (Resumo)

Uma vida sexual saudável começa pela maneira como as crianças recebem informações sobre o despertar da sexualidade. A escola e os pais têm papel fundamental no cumprimento dessa tarefa.

É importante compreender que cada criança é um ser único, que apresenta inúmeras variações quanto as suas necessidades.

Nos primeiros anos de vida, quando falamos de sexualidade infantil, está em jogo tudo aquilo que é prazeroso para a criança. Um simples sugar de polegares, um banho quentinho relaxante e até mesmo a amamentação.

As primeiras dúvidas surgem logo quando a criança percebe as diferenças entre os orgãos sexuais femininos e masculinos.

É muito importante que pais e professores estejam prontos para responder as dúvidas de seus filhos ou alunos, livres de preconceitos, tabus ou moralismos.

Hoje as crianças atingem maior maturidade emocional cada vez mais cedo. Isso se deve ao excesso de estímulos sonoros e visuais dos meios de comunicação.A ausência dos pais na formação e educação de seus filhos é um fator prejudicial nesse aprendizado.

Não se deve "queimar" etapas no processo de educação sexual. Na fase pré-adolescente, os assuntos mais abordados são a virgindade, os métodos contraceptivos a serem usados, o risco de uma gravidez não planejada, as doenças sexualmente transmissíveis, etc.

Quando saem dessa fase mais cheia de dúvidas, entram na fase mais prática da vida sexual. Os hormônios mais aflorados, as mudanças no próprio corpo, a opção de manter-se ou não virgem até uma fase mais adulta, enfim, esses são alguns questionamentos que surgem no maior e mais complexo período de transformação do ser humano.

Ao chegarem na fase adulta, dão lugar a uma vida sexual mais qualitativa do que quantitativa. Passam a construir um relacionamento sob bases mais sólidas que são: o amor, o companheirismo, os planos futuros de construir uma família e etc.

Após toda essa trajetória, o ser humano chega ao que costumamos chamar de "melhor idade". É o ponto máximo das escolhas, das experiências vividas ao longo da vida e a conclusão das consequências dessas escolhas.

Os estereótipos "caem por terrra", as "máscaras de sedução" já não contam muito.

A maior (ou melhor) idade começa a partir dos 65 anos e pode vir a ser a melhor e mais livre fase. Simplesmente porque as melhores fases da vida começam através da conquista de liberdades.

Na melhor idade não contamos o tempo, nós vivemos esse tempo proporcionando felicidade a nós e a todos ao nosso redor.

O sexo na maior idade é o complemento do que passamos a vida inteira procurando: plenitude!

1 comentários:

Linguagem, Internet e Ensino disse...

Pessoal,
A idéia de abordarem o tema orientação sexual na formação do cidadão é muito interessante, principalmente, o diálogo que vocês pretendem estabelecer do tema com a educação e a família. Espero ter compreendido certinho rsss!!!
Agora, na próxima aula vamos discutir sobre a delimitação do tema para a produção do texto que vocês produzirão até a primeira semana de novembro, ok!!! E vamos rever como elaborar o gênero resumo.
Um grande abraço a todos